Chamada de Trabalhos V FBCP

A comissão executiva do V Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política abre inscrições para a quinta edição do evento, que será realizada na Universidade Federal do Piauí entre os dias 04 a 07 de julho de 2017.

O Fórum tem como objetivo se consolidar enquanto um espaço de debate e discussão para os pesquisadores da pós-graduação em Ciência Política no Brasil. Esta edição tem por tema “Caminhos da Democracia no Brasil” e objetiva trazer para a cidade de Teresina as discussões acadêmicas a respeito do regime democrático brasileiro e sua trajetória político institucional de consolidação.

Assim como nas edições anteriores, as apresentações admitidas para os Grupos de Trabalho serão selecionados por dois coordenadores discentes, e por um professor especialista no assunto, obedecendo a critérios de diversidade regional e institucional e pluralidade no nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Os grupos de trabalho desta edição:


GT1 - Partidos, Eleições e Representação Política
GT2 - Mídia, Política e Opinião Pública
GT3 - Teoria Política e Pensamento Político
GT4 - Estado e Políticas Públicas
GT5 - Instituições Políticas
GT6 - Cultura Política, Democracia e Comportamento Político
GT7 - Participação Política e Movimentos Sociais
GT8 - Relações Internacionais
GT9 - Gênero, Raças e Identidades
GT10 -Estudos de Elite e Estruturas de Poder


O V Fórum, assim como a edição anterior, terá espaço para que alunos de graduação submetam propostas de painéis referentes à pesquisas de iniciação científica. As propostas de painéis serão remetidas para os GTs, que deverão designar doutorandos para fazer uma apreciação dos mesmos. Com isso, pretendemos fomentar o contato das novas gerações de pesquisadores com as diversas abordagens e modalidades de pesquisa que a Ciência Política oferece.

A submissão de resumos para os GTs ficará disponível aos pesquisadores do dia 9 de janeiro ao dia 03 de fevereiro de 2017 através do site oficial do evento.

O resultado dos resumos selecionados será divulgado no dia 15 de março de 2017.