Edição anteriores

O Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política é um evento nacional que procura constituir um espaço de debates para as pesquisas realizadas em nível de pós-graduação na ciência política . O evento reunirá em Curitiba, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2013, estudantes de pós-graduação e docentes de todo o país, com vistas a fortalecer os estudos considerando sua pluralidade de abordagens e perspectivas.

A necessidade de um evento específico para a pós-graduação se insere no movimento de expansão da Ciência Política no Brasil, bem como da sua consolidação face às demais subáreas das Ciências Sociais. Nos últimos anos, o número de programas de Pós-Graduação em Ciência Política e/ou Relações Internacionais vem aumentando e isto de reflete na ampliação da quantidade de GTs destinados aos debates da disciplina na ANPOCS, que duplicou nos anos 2000. Desde 1998, a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) promove congressos bianuais que reúnem as várias linhas de pesquisa desenvolvidas nas diversas universidades do país. Com a ampliação do universo de pesquisadores, o espaço para o debate das pesquisas em etapa de formação se rarefez, e cada vez mais a observância da excelência acadêmica priorizaria trabalhos de pesquisadores constituídos, em detrimento aos estudantes da pós-graduação.

Nesse contexto, teve lugar uma ampla discussão entre estudantes de distintos programas, sobre a necessidade de um espaço de debates específico para os pós-graduandos em Ciência Política. Tais discussões redundaram em um movimento nacional de alunos da pós-graduação em favor de um tal espaço de debate acadêmico, e, desse modo, surgiu o Fórum. A principal meta é que esse seja um evento que se pauta pela excelência acadêmica, integração dos estudantes dos programas de pós e discussão dos aperfeiçoamentos no campo da pesquisa em Ciência Política.

Esta terceira edição vem consolidar o sucesso das edições anteriores, realizadas na UFMG em 2009 e na UFSCar em 2011. A temática escolhida para o III Fórum, "As dificuldades contemporâneas da pesquisa em Ciência Política no Brasil",sugere o debate das múltiplas agendas, preocupações e abordagens presentes nas pesquisas em Ciências Políticas realizadas no país. A perspectiva é fecundar a diversidade de discussões e olhares e não fortalecer apenas um tema. Além disso, a realização deste evento em um programa em ascendência, posicionado fora dos grandes eixos da Ciência Política no país, reforça a concepção do FBCP como um espaço de arejamento da produção do conhecimento político no país.


2011


2013


2015